Cenário 2: Educação

A legislação impede que LAN Houses estejam localizadas próxima a escolas. Mesmo assim, vários estudos apontam o uso cada vez maior das LAN Houses em atividades de educação como pesquisas escolares, informações de cursos online, de graduação e pós-graduação, pesquisas de livros, etc.

Um dia na “LAN House do Futuro”:

Júlia é dona de uma LAN House que tem o selo “LAN House Amiga da Escola”. Por conta disso, ela recebe diariamente turmas de alunos para fazerem pesquisas escolares na internet. Com atendentes treinados, a LAN House de Júlia orientam os estudantes sobre os melhores locais para fazer buscar e como aproveitar o material encontrado. Além disso, Júlia firmou convênios para oferecer auxílio a usuários que fazem alguns cursos online em sua LAN House. É assim que Guilherme estuda todas as noites. Ele chega na LAN House de Júlia, acessa o site do curso que está fazendo e, quando precisa tirar alguma dúvida ou consultar material complementar, recebe todo o apoio dos atendentes. Guilherme inclusive já se inscreveu num concurso que ficou sabendo dentro da “LAN House Amiga da EScola” que Júlia implantou com muita competência.

O que acontece hoje:

Alunos fazem trabalho escolar em LAN House de Salvador

Em Salvador (BA) os computadores de uma escola não tinham acesso à internet. Uma professora levou seus alunos da  5ª e 6ª séries para uma LAN House próxima, onde eles fizeram pesquisas sobre a cultura baiana e criaram um site como resultado do trabalho. A experiência, segundo a professora, foi excelente e os alunos aprenderm como usar a internet em seus estudos.

Varejista usa lan house para treinar pessoal

Uma empresa com 61 lojas em 9 estados brasileiros realizou cursos de treinamento e aperfeiçoamento para 2.000 funcionários através de LAN Houses. Além da economia de resursos, o treinamento on-line através das LAN Houses reduziu sensivelmente os custos em comparação com um treinamento presencial, além de deixar os colaboradores mais estimulados com o processo de aprendizagem.

Dê sua opinião

Anúncios

3 Respostas

  1. Adorei essas novidades irei ate o fim , pra conhecer melhor tudo isso, pode me enviar oque quiser , estarei apta a ler com atenção.

  2. Boa tarde!

    Hoje ao me deparar com o seu post descobri mais alguém que pensa da mesma forma que eu. Hoje moro no interior do Brasil (rss), cidade pacata com menos de 20.000 habitantes. Porém, apesar do nº populacional, a grande presença de instituições de ensino (fundamental, médio e superior) fazem da cidade um pólo educacional referência no estado. Visando este público, busco implantar algo semelhante, diferenciado apenas pelo acesso ilimitado aos microcomputadores e internet por meio de mensalidades.
    Entre em contato, preciso amadurecer a idéia. E acredito que contigo encontrarei muita sabedoria! Abraços…

  3. Mudar a imagem das Lan Houses, fazendo com que elas sejam mais educativas do que de entretenimento é algo muito bom para a mudança de imagem delas.
    Assim como este blog, o projeto que faço parte, vibializa a melhoria da imagem tanto de lan houses como CID, o projeto se chama Conexão Cultura, é uma iniciativa da Fundação Padre Anchieta de melhorar os conteúdos acessados na internet por meio de um ‘sidebar’ instalado nos computadores.
    Conheça mais do nosso Projeto e se possível ajude-nos a divulgá-lo também.
    Obrigada e Parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: