O papel social das lan houses

Lan house como sinônimo de casa de jogos ou entretenimento é coisa do passado. Quanto maior o número de brasileiros conectados, maior é a importância social das lan houses espalhadas pelo país.

Hoje, as lan houses concentram mais de 35% dos acessos à internet no Brasil, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As lan houses estão no segundo lugar no ranking de locais de acesso, ultrapassando o local de trabalho, que antes ocupava a segunda posição. Leia o estudo completo, em PDF.

Ou seja, tem mais gente usando internet na lan house do que no trabalho.

Por isso, se você é dono de uma lan house ou pensa em abrir uma na sua cidade, não adianta pensar apenas no retorno do seu investimento em termos financeiros. Ajude a ensinar coisas novas a seus clientes, a promover uma melhor consciência digital. E em breve você será mentor (ou amigo) de novos empreendedores que poderão mudar a cara do Brasil.

E que deram os primeiros passos na sua lan house.

6 Respostas

  1. […] E que deram os primeiros passos na sua lan house. Leia mais e comente no blog Lan House do Futuro. […]

  2. tenho uma lan house no nortão de mato grossoem uma pequena cidade que a população não tem internet, só eu que tenho porq montei uma torre alta e assinei com uma impressa via radio,,,,,,,, mas agora eu sou excluido de impressario individual, porq as lan house não se enquadra no ei,,,,,,, que fazer tirar a internet , por porq n enquadro e a população fikar sem acessar a net sem tirar xerox plastificação de documento trabalho escolar, e outra na minha lan house não tem jogos, atendo a nossa nescessidade da comunidade,,,,,,,,,como fika agora.abraços

    • Prezado Carlos Donato

      A atividade econômica onde se enquadra a lan house foi incluida na lista das que podem ser EI (Empreendedor Individual) pelo Governo Federal.
      Acesse (www.portaldoempreendedor.gov.br) para fazer a legalização da sua lan house.
      E converse com um contador da sua confiança ou então procure a unidade do Sebrae mais próxima de você.

      Boa Sorte
      Blog Lan House do Futuro

  3. Lan House, sob o ponto de vista social, é um bom lugar para proliferação de amizades das mais estranhas, possivel. Eu, e meu filho erámos frequentadores assíduo até 2002, depois comprei um equipamento para uso doméstico e nunca mais fomos em Lan House, por que lá meu filho começou a ter contatos com estranhos e isto começou a me incomodar, antes do perigo, o meu investimento num equipamento foi amortizado ao longos de todos estes anos, nunca mais meu filho ficou exposto a pessoas estranhas, e se lá tivesse continuado, creio que eu teria perdido meu filho para algo não imaginável. Lan House, é bom para profissional, só e mais nada, como social é zero, não serve não.

  4. QUERIA SABER SE ESSI ANO VAI VALER A PENA MONTAR UMA LAN HOUSE

    • Prezado Rogério

      Nós, do SEBRAE não temos como indicar quais negócios podem ser iniciados, contudo orientamos que isto seja sempre feito com o enfoque das”oportunidades percebidas”, ou seja, que o tipo de negócio pensado para uma determinada cidade sinalize boas perspectivas de vendas, o que na prática significa estar satisfazendo necessidades de clientes.
      Para cada negócio pensado, procure e encontre respostas para estas questões, que se respondidas sinalizam grandes chances de sucesso para o investimento, são elas:
      – O que será feito em sua empresa, seja ela qual for para atrair clientes, na prática, isso é fazer com que eles venham fazer compras em sua empresa.
      – Qual o preço de venda que compense e que torne sua empresa, seja ela qual for, mais competitiva.
      – Entenda mais competitividade em preços de venda quando o valor do preço encontrado em cálculos em sua empresa for inferior a preço praticado pelos seus concorrentes diretos.
      – Qual a quantidade ideal de vendas para que consiga atingir o lucro planejado para a rentabilização do capital investido, na prática, isso é a itenção de retorno do capital investido.
      – Como sua empresa funcionará, organização e sistematização, ao ponto até de pensar isso imaginando que você não estará o tempo todo presente. Isso é ter um empreendiemento que possa funcionar ainda que sem a presença constante do(s) “dono(s)”. – e o que será sempre realizado para que não tenha desperdício, ou melhor, que o desperdício seja igual a zero.
      – Lembre que tudo na empresa, mas tudo mesmo, representa custo/gasto, o prédio, as pessoas, o capital, os equipamentos, e outros, então quanto mais e melhor estiverem sem utilizados menor ou mais próximo de zero estará sendo o desperdício.
      – O empreendimento sobre o qual você conseguir mais respostas e caminhos para estas questões certamente é aquele que apresenta mais proximidade com o domínio.

      Sucesso
      Lan House do Futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: