Lançado em SP o Projeto SEBRAE-CDI-Lan

Por Bruno Cirillo

Cerca de vinte proprietários de lan houses paulistas, outros empresários que pretendem atuar no setor e um grupo de jornalistas participaram do evento de lançamento do Projeto Sebrae–CDI–Lan, realizado na agência publicitária DM9DDB, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo, durante a tarde de ontem (30/03).

Da organização, especialistas do Sebrae e do CDI Lan lideraram as palestras, que além de explicarem o motivo do projeto, idealizado para mapear e capacitar as mais de cem mil lan houses espalhadas pelo País, apresentaram novos serviços e produtos interessantes para esses estabelecimentos.

“É um projeto sobre inclusão digital, de melhoria de negócios e sustentabilidade. O Sebrae vem buscando trabalhar especificamente em função das lan houses, acreditando que elas possam ser uma porta de desenvolvimento e inclusão social”, afirmou Márcia Matos, a gestora do Sebrae–CDI–Lan.

A idéia do projeto surgiu após o Sebrae ter realizado um estudo sobre a condição das lan houses no Brasil, no final de 2008. A instituição analisou esses espaços em três regiões diversas – no Paraná e em Curitiba, no Mato Grosso do Sul e no Sergipe –, constatando que a situação dos locais é similar.

Segundo Mattos, as microempresas apresentam como características comuns o tempo de existência inferior a cinco anos; uma gestão imprópria, geralmente familiar; e o desconhecimento, por parte dos proprietários, do mercado. “Essas lans têm de seis a 36 computadores e ocupam um espaço de 25 a 125 metros quadrados, com a maioria tendo menos de setenta metros”, disse ela.

A escolha do CDI Lan como parceiro para melhorar a realidade desses empreendimentos é devida à experiência do grupo CDI em inclusão digital. Há quinze anos – período que coincide com a entrada da Internet no Brasil –, a ONG trabalha com a informatização de camadas da população socialmente desfavorecidas.

O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) atende aproximadamente 250 mil pessoas por ano, através de 803 centros chamados CDI Comunidade, nos quais a informática é ensinada. O CDI Lan é uma iniciativa que tem o ideal de promover a inclusão digital através de lan houses – espaços que respondem por 48% dos acessos feitos à Internet no País, de acordo com o Comitê Gestor da Internet (CGI).

O diretor de operações do CDI Lan, Marcel Fukayama, que foi proprietário de lan house durante sete anos, defendeu o papel dos estabelecimentos na sociedade. “Durante os anos em que fui dono, tive a plena convicção de que lan house é uma grande solução, uma ferramenta para viabilizar a inclusão digital no Brasil”.

Ele contou que, no segundo ano de seu empreendimento, criou um programa nomeado “Aula Digital”, a que levava crianças de escolas e creches municipais, em sua lan, para que lá elas estudassem. No ano seguinte ao início do trabalho, uma parceria foi firmada com a ONG Escola Cidade Aprendiz, do jornalista comunitário Gilberto Dimenstein.

Parceiros Comerciais


O Sebrae–CDI–Lan também estabelece vínculos, vide o exemplo de Fukayama e Dimenstein, para que haja o desenvolvimento econômico das lan houses envolvidas com o projeto.

Entre os primeiros parceiros da iniciativa, está a Vai Voando, que oferece um sistema de passagens aéreas pré-pagas. Ralph Fuchs, o diretor-executivo da empresa, considera estratégica a aliança de seu produto com as lan houses.

“Buscamos a inclusão de trinta milhões de clientes que hoje fazem viagens de ônibus, quando poderiam ir de avião, com todos os confortos e a economia de tempo deste meio. São sujeitos das classes C, D e E, localizados justamente onde atuam as lan houses”, disse Fuchs.

Segundo ele, o público-alvo ganha poder de compra sobre as passagens aéreas a partir do parcelamento antecipado e da programação da viagem. Para cada bilhete vendido – a compra é feita pela Internet, com a impressão de um boleto –, a lan house responsável pela venda recebe 5% do valor do produto, pagos pelo CDI Lan, que recebe outros 5%.

Outro pioneiro na parceria do projeto é a empresa de softwares para celulares Movile. Seu produto, uma antena. É um dispositivo que permite ao seu proprietário emitir uma mensagem ou arquivo, a partir de um computador, para que todos que tenham um celular com Bluetooth ligado recebam o sinal.

Com esse pequeno objeto, os donos de lan house poderão divulgar seus serviços a todos que entrarem nos seus estabelecimentos ou passarem por perto, e tiverem o bluetooth em funcionamento. A Movile aposta na quantidade de aparelhos celulares que há no País para desevolver seu produto.

“Nós temos, no Brasil, 175 milhões de linhas celulares habilitadas. Como levamos a Internet a esses celulares de maneira gratuita?”, indagou Eduardo Lins Henrique, gerente de novos negócios da Movile. Para provar o potencial do produto, ele ainda afirmou que 58% dos aparelhos conta com a ferramenta Bluetooth.

Além desses dois parceiros, outras empresas estão estreitando um relacionamento com o Sebrae–CDI–Lan e os microempreendedores assistidos pelo projeto. Dentre eles, estão a Uol, a ViteSoft, que desenvolve softwares e presta consultoria, e a produtora de jogos sociais Mentez.

Todas as parcerias são firmadas em prol do avanço sócio-econômico das lan houses no País e de seus subseqüentes benefícios na sociedade brasileira.

Veja também: Com 90% das LAN Houses na informalidade, setor ganha projeto de profissionalização.

Anúncios

3 Respostas

  1. Parabens, gostaria de saber como credenciar a nossa Lan nos Projetos Educativos e de Inclusão Digital.

  2. Opa, tenho um escritório quase 24 horas e mais acesso a internet, ou seja popularmente, Lan House.

    Me interesso e preciso saber o que tenho que fazer para participar

    foicedeouro@ig.com.br
    (120 3836 1230

    Ana Lúcia Rodrigues

    • Prezada Ana Lucia Rodrigues

      Acesse (www.raiobrasil.com) e cadastre a sua lan house na rede lá compartilhamos todas as novidades para o universo das lans em todo o Brasil.
      Depois que você cadastrar a sua lan pode começar a participar do game Desafio Sebrae Lan que tem várias ações visando a melhoria da sua empresa e da comunidade onde você atua.
      Esperamos você no Raio.

      Sucesso
      Blog Lan House do Futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: