Parceria entre lan house e escolas

Na maioria das cidades brasileiras, a qualidade dos laboratórios de informática deixa muito a desejar, tanto na escola pública quanto na particular. Aqui é onde você pode conquistar um bom filão de mercado ao propor parcerias junto às escolas.

Comitivas de alunos poderiam visitar sua lan house e ocupar o horário de duas aulas seguidas por lá. Certo? Mas a primeira coisa que a coordenadora da escola irá perguntar é: o que você tem a oferecer de educativo?

Em casos assim, quase sempre as crianças sentam de frente para o computador sem nenhuma orientação ou programa didático.

O primeiro passo é ler o excelente artigo de José Manuel Moran sobre a Gestão Inovadora da Escola com Tecnologias. Embora seja um trabalho de 2003, o material está totalmente atualizado com nossa realidade atual.

Anúncios

13 Respostas

  1. Boa tarde,

    Ótima idéia essa, só que gostaria de saber se vcs teem alguma informação sobre as lans do Rio de Janeiro (estado todo), existe uma lei criada pelo Deputado Paulo Melo, e aprovada pela Sra. Rosinha Matheus(Garotinho) que não pode ter lanhouse a uma distancia minima de 1 km de escolas publicas e municipais, dai vc vai tentar legalizar seu estabelecimento pagando seu imposto, gerando emprego não pode porque na Cidade de Volta Redonda a prefeitura não concede alvará para lan house, pra conseguir o alvará de licença da minha tive que provar que estou dentro da distancia exigida, dai liberaram depois de me aplicarem uma salgada multa, estou com outra lan que foi notificada hoje e tenho 30 dias para estar com o alvará nas mãos, já tentei enviar os papéis para a prefeitura mas negaram, ai eu pergunto: e o meu direito de cidadã fica aonde?O investimento que fiz para comprá-la, as dividas que a própria lan tem como fica?Por favor se vcs tiverem alguma informação sobre isso ou orientação entrem em contato comigo, estou desesperada pq em 14/1/10 tive que fechar uma terceira que comprei da mesma pessoa junto com essa que foi notificada hj.Só quero trabalhar honestamente.

    Muito Obrigada pela atenção

    Alfrânia Regina Pansieri (Fany)

    (24) 3348 1372

    • Prezada Fany

      Realmente a LEI Nº. 4.782, DE 23 DE JUNHO DE 2.006 está em vigor, portanto a solução para o caso o seu caso é transferir a Lan House para um raio acima de 1.000 metros de distância. Infelizmente esta situação é conhecida no Rio de Janeiro.

      LEI Sobre abertura de Lans no RJ

      Lei nº

      4782/2006

      Data da Lei

      26/06/2006

      Texto da Lei [ Em Vigor ]

      LEI Nº 4.782, DE 23 DE JUNHO DE 2006.

      PROÍBE A ABERTURA DE CASAS DE JOGOS DE COMPUTADORES, TAMBÉM CONHECIDAS COMO “LAN HOUSES”, A UMA DISTÂNCIA MENOR QUE 1 (HUM) MIL METROS DAS UNIDADES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

      A Governadora do Estado do Rio de Janeiro,
      Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

      Art 1º – Fica proibida a abertura de estabelecimentos comerciais voltados para a locação de máquinas de jogos de computador, denominados “lan houses”, a uma distância menor que 1 (um) mil metros das unidades de ensino de 1º e 2º graus, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

      Art. 2º – A não observância da presente Lei implicará no fechamento imediato do estabelecimento comercial.

      Art. 3º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

      Rio de Janeiro, em 26 de junho de 2006.

      ROSINHA GAROTINHO
      Governadora

      at
      Lan House do Futuro

      • que lei inteligente, afinal abrem-se lans a 1100 mtrs de distância. e como se isso fosse alternativas adequadas pras crianças, que somente vão ir pras lans mais distantes das escolas.

  2. As teorias, todas elas, são excelentes.

  3. Trabalho com cyber aqui em Marabá no interior do Estado do Pará, não ofereço jogos em meu estabelecimento.

    Aqui nessa cidade, essa atividade é taxada como sendo uma espécie de contravenção, paga-se uma taxa de aproximadamente R$ 200,00 por trimestre para ter seu estabelecimento aberto. Na realidade essa taxa é uma espécie de Alvará estadual, sendo que além disso pago o alvará municipal, pois minha empresa é registrada.

    A taxa é sobre exploração de jogos eletrônicos. Não sei o que é um jogo eletrônico. Mas se for alguns desses joguinhos que vem no Windows, então os celulares também trazem joguinhos semelhantes e até mais atualizados que o Paciência.

    Fala-se em inclusão digital nesse país, mas pune-se quem explora a essa atividade, que a meu ver também ajuda nessa inclusão, mesmo sendo cobrado.

    Por outro lado, alguns ditos “microempresários” são inescrupolosos quanto a entrada de crianças e menores sem autorização dos pais. Sem contar os que vendem “coisas” dentro de seus estabelecimentos, que fogem totalmente às características do negócio.

  4. Em volta Redonda o prefeito ta fazendo isso fechando todas as lan house o que ele esqueceu que ele montou na vila santa ceciliano camerodomo micros para se usada pela pelas crianças que nada mais e uma lan house de graça para elas que vao lá usando de uniforme, sem os pais, e sem a autorização do juizado de menores e a menos de 200 metros do colegio manuel marinho. Estanho tem um fiscal do juizado que faz tocaia nas lan pra pegar as crianças e anota o nome delas sem ser identificar para elas, porem nunca foi na lan do camerodomo para atuar o responsavel pelo funcionamento indevido desta.
    Eu ja cansei de ve crainças usando os micros para acessar orkut, msn e jogos online que nao precisam se instalados no micro cade os fiscais que nao atuam e multam a prefeitura

  5. O Brasil ta virando o verdadeiro país da ditadura
    Aqui se proíbe tudo, inventam leis absurda e mal redigidas
    Vocês que vão votarem lembre-se desses caras ai Paulo Melo, Rosinha Garotinho e Garotinho, valem apena lembrar que os aumentos absurdos de IPVA e IPTU. Neto não pode fechar os comercio de Computadores taxado como “Lan House” , sendo assim terá que fechar as escolas de informática também, La tem computadores e são alugados ou você usa de graça
    Onde fica o direito adquirido, alei não pode retroagir pra te ferrar, entre na justiça e peça indenização por donos morais. Vamos lutar pelo nosso direito de cidadão. Obs: Olha e pesquisando por ai no município não há nenhuma “Lan House” Castrada, os que estão com CNPJ tem outras atividades menos lan house, Não existe nenhuma lei Federal, Estadual ou municipal que aceita esse ramo de atividade, não é as lan house’s que afastam as jovens e adolescentes da escola se pai não pode tomar conta de seu filho então tem que acusar alguém, a justiça também não tem lei que obriga a criança ir na escola se tem onde tá e cadê o comprimento dessa lei.

  6. DESCULPE AI MANDEI ERRADO
    PROJETO DE LEI Nº 779/2007

    EMENTA: MODIFICA A REDAÇÃO DA EMENTA E DO ART. 1º DA LEI Nº. 4.782, DE 23 DE JUNHO DE 2.006, QUE PROÍBE A ABERTURA DE CASAS DE JOGOS DE COMPUTADORES, TAMBÉM CONHECIDAS COMO “LAN HOUSES”, A UMA DISTÂNCIA MENOR QUE 1 (HUM) MIL METROS DAS UNIDADES DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

    Autor(es): Deputado PAULO MELO

    A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    RESOLVE:
    Art. 1º – A ementa da Lei 4782/2006 passa a ter a seguinte redação:

    “PROÍBE A ABERTURA DE CASAS DE JOGOS DE COMPUTADORES, TAMBÉM CONHECIDAS COMO “LAN HOUSES”, A UMA DISTÂNCIA MENOR QUE 200 (DUZENTOS) METROS DAS UNIDADES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.”

    Art. 2º – O artigo 1º da Lei nº. 4.782, de 23 de junho de 2.006, passa a ter a seguinte redação:

    “Art 1º – Fica proibida a abertura de estabelecimentos comerciais voltados para a locação de máquinas de jogos de computador, denominados “lan houses”, a uma distância menor que 200 (duzentos) metros das unidades de ensino de Fundamental e Médio, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.”

    “Parágrafo único – O disposto no caput deste artigo não proibe o funcionamento dos estabelecimentos legalizados até a data de 26 de junho de 2.006”

    Art. 3º – Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

    Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 2006.

    Deputado PAULO MELO

    JUSTIFICATIVA
    Apresentamos projeto modificando lei de nossa autoria, pois percebemos que a interpretação da norma não correspondeu à vontade do legislador.

    Estabelecemos a proibição de abertura de novas casas e apenas de novas casas, haja visto não podermos impedir o direito daquele comerciante que conta com alvará do seu estabelecimento há muitos anos e que com ele retira o sustento da sua família, principalmente nos municípios do interior. No entanto, não foi essa a interpretação, nos obrigando a introduzir um parágrafo único no art.1º do texto da lei, garantindo o funcionamento dos estabelecimentos legalizados até a data de 26 de junho de 2.006, data da promulgação da lei.

    Da mesma forma, reduzimos a distância a mínima dos estabelecida na lei de 1.000 metros para 200 metros, visando adequar a lei a realidade urbana dos municípios do interior do estado.

    Portanto, peço o apoio dos meus Pares para a aprovação desse projeto.

  7. Trabalho aqui no Estado do Pará com cyber café. No meu estabelecimento só acessa o menor de 14 anos se o pai, mãe ou responsável acompanhar todo o acesso do mesmo. E ao menor acima de 14 anos somente se o pai vir até meu estabelecimento e assinar uma autorização, constando os dados dele e do menor. E ainda assim tenho que pagar uma taxa de funcionamento, sendo que tenho CNPJ e por isso ainda pago o alvará de funcionamento do município, embora não haja lei municipal regulamentando tal atividade. Na realidade a taxa é uma alvará estadual, ou seja, pago dois alvarás pela mesma atividade.

    Dificilmente os responsáveis pelas leis retiram esses tributos. Eles vivem disso. Tá mais fácil fechar um estabelecimento do que essas autoridades olharem com sensibilidade pra essa gente que explora a essa atividade chamada de cyber café e lan house.

  8. ATENÇÃO DONOS DE “LAN LAUSE”.

    Se você, dono de lan hause no Estado do Rio de Janeiro, está na eminência de ter sua “lan-house” fechada por sua Prefeitura, não perca tempo.

    Meu nome é Jonatas, sou dono de uma lan house em Volta Redonda e atraves de meu advogado, consegui uma liminar na justiça para poder trabalhar.

    Consiga a sua liminar para poder dar continuidade a sua atividade empresarial e social, na busca da inclusão digital dos menos favorecidos.

  9. Sou a Fany de Volta Redonda, do º comentário dessa página, através do amigo Jonatas acima também consegui uma liminar na justiça pra poder trabalhar, se vc é de Volta Redonda e está com o mesmo problema procure-nos, para que possamos nos unir nessa batalha e vencermos e continuarmos com nossos estabelecimentos abertos, pode entrar em contato comigo:

    (24) 3348 1372

    • Sou de Salvaterra-Pará
      Aqui também começaram a cobrar esse valor que eles chamam de tacha R$ 192,00 trimestral, sem se preocupar se temos ou não condição de pagar esse, e ainda tenho pagar taxa de vistoria de R$ 161,00 por fora, pra policia civil. E pior, só tenho 07 pcs, pois a cidade é pequena e composta na maioria de pescadores com população aprx. de 20.000 habit. espalhados pelas colônias ando preocupado por que já pago aluguel, água, e luz, internet e fora q a energia daqui vive ocilando e com isso os pcs vão se danificando a cada dia………… acho fecharei de vez.

    • ola Fany eu tenho uma lan house, reabri a pouco tempo e gostaria de legalizar minha lan house o problema e que fica de frente e uma escola municipal.

      so q ja tenho 3 anos com ela e nunca tive problemas.

      mais agora estou com pe atras.
      conversei ate com diretor do colegio, a unica cosa q ele falou era pra nao dxa os alunos dele entra com uniforme.
      o q posso fazer para conseguir uma liminar e legalizar minha lan house .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: