Licenciamento de software em Lan House

Por Marcel Fukayama

Parte importante no investimento inicial e manutenção de qualquer Lan House, o licenciamento de software sempre foi um ponto de dúvidas, incertezas e irregularidade no setor.

Os grandes players do mercado, como Microsoft – para sistema operacional e aplicativo de escritório – e Electronic Arts – para games, tem dificuldades em desenvolver soluções que atendam às necessidades específicas do mercado.

Caso busque uma solução existente no mercado, como licenças Box / Full – aquelas compradas no varejo, produtos de prateleiras, ainda assim há irregularidade. O contrato de licenciamento de uso não permite que o software seja sub-locado e explorado comercialmente. Surge a pergunta se a Lan House loca o hardware ou software.

Hoje, a Electronic Arts já possui uma solução paliativa para Lan Houses. Com um preço pouco menor do que o praticado no varejo, é possível adquirir games e, após assinar o contrato específico, estar considerado formalizado pela empresa.

A Microsoft, no entanto, ainda está trabalhando em um modelo de licenciamento de baixo custo para Lan Houses levando em conta o impacto social e demandas do canal. O CDI Lan, iniciativa do CDI que visa transformar o setor em centros de serviços sociais de qualidade, tem buscado soluções alternativas junto à filial brasileira da empresa e em breve terá novidades.

A relação da inovação frente à velocidade de movimentação das empresas é um desafio que esperamos superar. O mercado gerou a demanda e, devido à complexidade do canal, o CDI Lan, junto ao projeto Sebrae-CDI-Lan, está atuando junto aos parceiros traduzindo para que se gerem ações para atendermos a essa questão e que o licenciamento de software passe a não ser mais um problema na lista de formalização de uma Lan House.

Anúncios

4 Respostas

  1. Olá. Sou sócio/gerente de uma rede de lan houses no interior de Santa Catarina. Posso garantir a vocês que o serviço mencionado acima, há muitos meses, não funciona na prática (se é que algum dia funcionou). O link da Eletronic Arts para venda para lan houses está quebrado. É sem medida o desrespeito da Eletronic Arts para conosco, donos de lan house, visto que a publicação em seu site de que existe modalidade de venda especial para lan house faz a todos crerem (inclusive a fiscalização) que qualquer outro meio de aquisição dos produtos EA para este fim seja ilícita. Ainda pior: a Eletronic Arts afirma que seus produtos comercializáveis não podem ser utilizados pelas lan houses. Ou seja, a situação promovida por essa empresa coloca todos nós que venhamos a utilizar produtos EA em estado de ilegalidade.

  2. Fábio,

    Obrigado pelo seu comentário. É importante para que consigamos, juntos, formar uma pensamento crítico e agirmos em pontos relevantes para o mercado de Lan Houses. Não podemos responder, no entanto, em nome da Electronic Arts. Localizei esse link para solicitar informações específicas para licenças de Lan Houses: http://www.brasil.ea.com/pages/3679.

  3. A duvida continua. Afinal comprando todas as devidas licenças (servidor, CAL’s e versões desktop) ainda assim a LAN HOUSE é irregular?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: