Tudo grátis…mas dá para ganhar dinheiro?

Acesso livre e irrestrito é o que deseja o consumidor de Internet. Tudo grátis… mas quem paga a conta?

Buscar uma página ou assunto no Google não tem custo para o usuário, mas como a empresa sobrevive? Com os links que são patrocinados.

O Facebook é gratuito e como eles mesmos afirmam “… e sempre será” mas a receita vem de publicidade.

A questão é definir o modelo de negócio para que alguns paguem a conta dos que utilizam gratuitamente.  Este modelo também é chamado de freemium.  É baseado em volume de acessos e publicidade. As receitas obtidas com os pagantes se dividido para cada visitante único (pagante ou não) é surpreendente. Vejam alguns exemplos segundo a Business Insider: Google (US$18,44), Yahoo (US$6), Microsoft (US$4,42), Facebook (US$3,09), Linkedin (US$ 2,48) e Twitter (US$0,62)

Muitos destes negócios começaram com uma idéia de interatividade ou solução de um problema e não como um modelo de negócio em si. Como eram idéias inovadoras pegaram no gosto popular e somente depois de um tempo os seus inventores pensaram em ganhar dinheiro com isso. Mas começar assim é para poucos, o ideal é pensar em um modelo de negócio junto com o negócio inovador.

Hoje existem várias startups que buscam investidores que viabilizem seus negócios.  Você tem uma idéia e não sabe como monetizar?  Comente aqui em nosso Blog.

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2 Respostas

  1. Desde 2008 que venho pensando nisso, mas talvez por medo, ainda não coloquei em prática. Tenho vontade de ser/ter a primeira LAN House 2.0 de Aparecida de Goiânia-GO, ao mesmo tempo em que temo que o cliente desvalorize o produto por se tratar de gratuito. Minha ideia: deixar 20% do total das máquinas (PCs) gratuitos permanentemente para serviços online (e-mail, sites de currículos, notícias, utilidade públicas etc.) e sem acesso à redes sociais, jogos e afins.

    Ou ao invés de 20% do total de PCs, dedicar 20% do tempo de funcionamento da LAN House para acesso total (todos os pcs) gratuito.

    Será que o SEBRAE me ajudaria a administrar essa ideia? O risco de prejuízo é alto?

    • Prezado Cristiano

      Para testar com um pouco mais de segurança a sua idéia é fundamental que você tenha na ponta do lápis todos os seus custos e despesas além da venda de um bom pacote de serviços com valor agregado para os usuários comprarem. Ou seja, fazer isso, que parece ser uma tendência que vem por aí com força total por conta da expansão da banda larga pelo País com baixo custo, a renda da sua lan não poderá ser dependente da venda de horas para uso da web. Que tipos de serviços você já oferece hoje? Qual o lucro por serviço? Que outros serviços você pode disponibilizar para as pessoas e empresas que ficam no seu bairro? Para pensar melhor sugerimos que vá colocando de forma aleatória tudo isso no papel assim vai ficar mais fácil depois para você analisar e identificar o melhor caminho para a sua lan considerando as necessidades e interesses dos seus clientes atuais e dos futuros.

      No Sebrae você vai encontrar cursos à distância gratuitos (http://educacao.sebrae.com.br) e palestras, cursos e oficinas presenciais para aprender a gerenciar de forma lucrativa a sua empresa. Temos cursos de vendas, cálculo do preço de venda, qualidade, atendimento e relacionamento com o cliente, planejamento financeiro, fluxo de caixa,etc. Ligue para 0800-570-0800 para conhecer a grade de programação na unidade mais próxima de você.

      Ah, e não deixe de cadastrar a sua lan no Raio Brasil (www.raiobrasil.com) esta é uma comunidade nacional de donos de lans de todo o Brasil. Aproveite para aumentar o networking, botar no Google Maps a sua lan e começar a trocar ideias com outros donos de lans de todo Brasil no chat, nas postagens no blog, fotos, vídeos,etc.

      Sucesso
      Blog Lan House do Futuro

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