Sobre o Blog

Um blog para desenhar a LAN House que desejamos usar

Este blog é um dos produtos do Projeto Sebrae Participativo, que tem como objetivo marcar a presença do Sebrae na web 2.0. Esta presença é uma via de mão dupla, onde o Sebrae contribui com conhecimento e ao mesmo tempo aprende com a inteligência coletiva gerada pelos habitantes desta web. É neste contexto que o blog Lan House do Futuro está inserido.

Segundo pesquisas recentes, os chamados Centros Públicos de Acesso Pago, onde as LAN Houses estão inseridas, são os principais locais de acesso á internet pelos brasileiros. Ao mesmo tempo as LAN Houses vivem um momento de criação de identidade do próprio negócio. Elas possuem uma característica que as diferenciam de outros negócios (padarias, restaurantes, cabeleireiro, etc.): elas são, de fato, locais de promoção ao acesso aos meios digitais e isso as gabaritam a serem objeto de uma ação mais aprofundada, onde deve ser investigado o quanto estes estabelecimentos podem exercer um papel fundamental de fortalecimento da comunidade em seu entorno com a utilização de serviços específicos digitais que impactem na inclusão digital das Micro e Pequenas Empresas.

Além de um local de oferta de serviços digitais, as LAN houses podem ser pontos de difusão do conhecimento digital que atendem a diversos negócios – isto faz com que a inclusão digital ganhe aspectos mais abrangentes e as LAN Houses se tornem um negócio “meio” e não apenas um negócio “fim”. Mas que tipo de serviço os usuários de LAN Houses, especialmente os donos de micro e pequenas empresas, gostariam de ter? Como seria o atendimento ideal? Para responder estas e outras perguntas, este blog apresenta diferentes configurações de serviços que podem existir numa LAN House. A proposta é, através de enquetes e comentários, saber a sua opinião sobre os serviços de uma LAN House do futuro.

O blog traz informações sobre o perfil dos usuários de LAN House, tiradas de diferentes pesquisas divulgadas nos últimos meses e, na página principal, apresenta diferentes composições de serviços para você dar a sua opinião. É muito importante que você responda as enquetes e envie seus comentários, pois eles servirão de insumos para que a LAN Houses possam apoiar as micro e pequenas empresas na passagem do analógico para o digital.

Anúncios

16 Respostas

  1. Belo projeto , antes mesmo de abrir o meu negócio eu consultei o SEBRAE para uma indicação de como fazer o meu plano de negócios . Hoje o meu Cyber Cafe esta tomando o foco por negócios e não tanto por acessos , bem , explicando , tento utilizar a estrutura para trabalhos como : Digitação de trabalhos escolares , formatação de trabalhos , scaners , impressoes , copias , gravação de midias , consultas de site e serviços publicos ( Ex . IPVA , CPF , Processos Judiciais , Folha Corrida, etc ) Concursos Publicos , e por aí vai …. estou começando a controlar este serviço através de medições , pois a minha meta a longo prazo é ser cada vez mais Cyber Office e menos acessos .
    Meu perfil de publico é adulto , pois nao tenho jogos . vou iniciar um projeto de Classificados locais , pois as minhas 10 maquinas terão o acesso automatico a esse portal ! bem, isso é um pouco do meu Cyber . gostaria de receber mais informações do Projeto Sebrae Participativo com foco na lanhouse do futuro , me considero empreendendor e gostaria de ser brindado com mais dicas e informações
    grande Abraço

  2. Gostei muito do projeto lan do futuro, eu tenho uma lan
    e o movimento caiu nos ultimos meses gostaria de saber que tipo de negocio eu posso associar a lan para suprir essa queda no movimento e tambem gostaria de receber esse projeto por E-mail. Desde de ja agradeço.

    • Prezado Walisson

      Alguns exemplos de serviços que você pode agregar na sua lan house: máquinas de sorvete, refrigerantes, livros. Ajudar as pessoas que estudam à distância e que tem dificuldades de navegação na rede, assessorar pessoas para compras e pagamentos principalmente tributos junto ao Governo (IPVA, IPTU, Multas), locação de espaço para festas infantis,etc.

      Sucesso
      Lan House do Futuro

    • Olá Walison, tudo bem?
      Antes de mais nada, quero te dizer que passei por este mesmo problema, movimento quase zerado.
      Mas eu e meu socio começamos um projeto diferenciado em nossa lan e isso mudou completamente a historia, fizemos uma franquia de curso profissionalizantes online e o resultado tem sido surpreendente, mudou tudo mesmo, o perfil de nossa clientela, a visão negativa que havia antes. Agora somos conhecidos em nossa região como “A Lan dos Cursos”
      Fique a vontade para perguntar o que quizer.
      Um grande abraço e sucesso pra ti.

  3. Eu adorei a ideia,
    tenho uma Lan House no Uruguay, e no nosso paìs estamos promovendo muito o trabalho e o estudo vìa online.
    eu mesmo ja tenho aprobado 4 mòdulos do curso “Teletrabajo”
    Minha ideia è aplicar eses conhecimentos aquì no Brasil.
    gostarìa muito poder ajudar, e tambèm aceito sujerencias e ajuda para abrir o meu propio negocio, estou em SP.

    • OLA, ESTOU COPRANDO UMA CYBER CAFE, E GOSTEI DA IDEIA DOS CURSOS, GOSTARIA DE SABER MAIS.
      OBGADO.

      • Prezado Jurandir

        Cadastre a sua lan house no Raio Brasil (http://raiobrasil.ning.com) lá você vai encontrar ótimas dicas sobre como gerenciar, inovar e renovar uma lan house, além de compartilhar conhecimentos, dúvidas com outros donos de lan house de todo o Brasil.

        Sucesso
        Blog Lan House do Futuro

  4. Muito bom o projeto do SEBRAE, com certeza isso vai refletir de maneira positiva. Tem muitas pessoas que acham que lan house só servem para “jogar”. Agreguei muitos serviços e também cursos de informática, porem não obtive muito resultado nos cursos interativos. Gostaria de sugestões de divulgação e captação de alunos. Alem dos cursos, ofereço tambem serviços como confecção de convites, lembrancinhas, telemensagens…
    No ramo de alimentação: sorvetes (expresso, buffet, picolés), lanches, porções, doces variados, refrigerantes e sucos…. A minha dificuldade está sendo em adptar no CNAE todas essas atividades, que na verdade fazem parte do mesmo negócio…Outra dificuldade está em colocar um nome adequado, (vou fazer uma alteração no contrato social) e ainda não consegui pensar num nome que traduza essas atividades… Pessoal, conto com voces… O nome atual é “MultiLan House”… Sugestões urgente….

  5. Pessoal nem to acreditando, tudo o que eu faço em minha lan para passar o tempo é ficar vendo videos a procura de um diferencial para minha lan e agora encontro novidades que me fazem novamente sonhar em ser um empresario de sucesso, ja estava desacreditando em lan house, gostaria muito de ideias de cursos até mesmo de franquias para cursos online, aqui no Campo de Santana em Curitiba percebo a grande necessidade por parte de meus clientes que se limitam a ter orkut e msn e nao conseguem digitar um texto adequadamente por nao terem opções apresentadas por nós mesmos. Acredito muito nesse novo projeto e aguardo sugestões.

    Abraço a todos.

  6. Além da lan house, também ofereço recarga de cartuchos de impressão. Fiz um curso, comprei a máquina e o material necessário. Como preciso de impressoras pra testar cartuchos, também ofereço, além do serviço de impressão normal, a impressão de fotos, de cds e dvds, cartões de visita e panfletos em pouca quantidade. Também tenho um pouco de coisas de papelaria, como envelopes p/ cv, canetas, material de escritorio, etc. Tenho também uma geladeira expositora com sucos e refrigerantes e um freezer com sorvete. Estou há 2 anos no mercado e também sinto uma necessidade de oferecer cursos on line.
    Boa sorte a todos.
    Eliane

  7. Olá. Sou de Salvador e trabalho em um orgão público que possui um projeto de parceria público privado com lan houses da cidade e gostaria de saber como posso fazer a divulgação neste site? Grata

    • Prezada Adriana

      Sinto muito mas não fazemos publicidades neste blog.

      at
      Lan House do Futuro

  8. olá,estou tendo o mesmo problema de vocês.O movimento caiu muito nos ultimos 3 meses.Gostaria de saber como funciona esse negocio de cursos on line?obrigado

    • Prezada Ana Paula

      Acesse (www.raiosebrae.ning.com) para acompanhar como as outras lan houses pelo Brasil estão resolvendo os seus problemas financeiros e reposicionando a empresa no mercado. Lá tem cursos on line para melhorar a capacidade de gestão empresarial dos proprietários de lan house além de outras possibilidades.

      Sucesso
      Blog Lan House do Futuro

      • O endereço que foi passado na resposta para a Ana Paula em 2010 http://www.raiosebrae.ning.br, esta fora do ar, voces podem me indicar outro endereço para que eu tenha informações sobre cursos on line?
        Obrigada!

      • Prezada Rudnilia

        Acesse http://educacao.sebrae.com para obter informações sobre os cursos on line do Sebrae.
        Realmente o endereço do Raio Brasil (comunidade nacional de donos de lans) mudou para: http://www.raiobrasil.com
        Se você ainda não faz parte, cadastre a sua lan e comece a trocar idéias, sugestões e dúvidas com outros donos de lans de todo o Brasil.

        Sucesso
        Blog Lan House do Futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: