Sobre as Lan Houses

LAN Houses no Brasil

Não existe um dado confiável sobre o número de LAN Houses, seja pela diferença de cada uma delas, seja pelo alto grau de informalidade. Estimativas de desenvolvedores de software de tarifação e da ABCID (Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital) indicam a existência de cerca 90 mil pontos de acesso, sendo que 83% seriam informais e apenas 17% estariam legalizadas.

Mesmo não sendo possível determinar o número exato de LAN Houses no Brasil, elas se tornaram o principal meio de acesso da população à internet. Segundo o relatório TIC Domicílios 2007 do Comitê Gestor da Internet (CGI), 49% dos acessos à internet são realizados em centros públicos pagos (LAN Houses e cibercafés), ultrapassando o acesso via domicílio, que até então era o principal ponto de acesso. A pesquisa mostrou também que cibercafés e LAN Houses são mais populares entre jovens e pessoas com renda mais baixa.

A importância das LAN Houses para o acesso da população à internet tem originado discussões sobre os muitos entraves que ainda existem para a formalização das empresas. Desde a falta de um CNAE específico, passando pela existência de leis estaduais e municipais extremamente restritivas ao negócio e custos altos de softwares e hardwares. Neste cenário, muitas LAN Houses legalizadas acabam sofrendo com a concorrência predatória das LAN Houses informais. Segundo a pesquisa feita pela Plena Consultores com donos de LAN Houses durante a Campus Party 2009, eles acreditam que a solução para o futuro do negócio passa por uma reconfiguração da legislação. Hoje existem alguns projetos de Lei que propõe mudanças, porém nenhum atende todos os aspectos deste negócio.

Apesar dos problemas, o sucesso é inegável e, diante disso, diversas pesquisas foram realizadas nos últimos anos para identificar o perfil e o comportamento dos usuários de LAN Houses no Brasil.

Confira os principais indicadores:

Anúncios

19 Respostas

  1. Esta materia está excelente!

    Antonio Roberto Santiago
    Empresario : GRMIX LAN HOUSE

  2. Nossa, nao sabia que o numero de lan houses informais era tao grande, pode ser um ponto de preocupacao, pois muitas nao devem nem ter planejamento e logo fecham

  3. 83% das lan-house são clandestinas…
    Daniel comentou que elas logo fecham…
    Logo em seguida, aparecem outras lan informais…
    Durante todo este tempo as legalizadas padecem…
    Das 17% legalizadas, muitas quebram por isso…
    Mantendo estas proporções dá para prever o futuro:
    Em breve só sobreviverão as lan-houses informais…
    É chato admitir, mas tem um fundo de verdade nisso.

  4. Assustador o número da informalidade. Tenho uma Lan House há mais de 2 anos e legalizada desde a abertura. Porém, tenho de redirecionar o ramo de atividade, devido a ampliação de produtos oferecidos (Lanches, refeições, sorvetes e cursos livres de informática). E tambem devido as restrições junto ao BNDS, pois o crédito para esse perfil de empresa (“Lan House” que é Exploração de jogos eletrônicos no CNAE)) é zero. O dificil é encontrar o ramo de atividades que comportem esse perfil variável. Precisamos com urgência de mudanças na legislação para atender especificamente esse mercado “diferente”.

    • Raquel busque com seu contador há duas situações Lan House Jogos eletronicos e Sala de internet tenho uma legalizada e tenho cartão BNDS

  5. Bom encontrar o site de vocês. Me chamo Breno e sou pesquisador do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, estamos montando uma lista de discussão sobre políticas públicas de gestão municipal e acho que pode ser interessante para vocês participar.

    O trabalho é juntar indivíduos de diversas áreas interessados em discutir políticas digitais, juntando desde uma maioria de gestores municipais até aqueles interessados no tema como os colaboradores deste blog provavelmente são. Os leitores entram no mesmo barco e também são convidados a participar da lista de discussão.

    Aliás, estamos carentes de mais iniciativas bem sucedidas de cidades propondo políticas pas lan houses. Vocês poderiam me indicar algum município que tenha esse cara disposto a conversa?

    Por enquanto é isso..

    • Boa tarde!
      Tenho uma empresa de remanufatura e recarga de cartuchos. Utilizo máquinas ISO 9001 e gostaria de incluir a lan house em minha empresa (lan house do futuro), porém, quero uma lan house que posso ter cursos a distância, serviços às pessoas, menos jogos, pois o tipo de lan-house com jogo é o que mais tem.
      Estou situado em Itanhaém. Gostaria de idéias.

  6. … continuando que o enter veio em má hora.

    Por enquanto é isso, por favor me escrevam no breno@culturadigital.com.

    Este post tem nosso site.

    abraços

  7. o governo poderia criar um programa nas comunidades para tirar crianças da drogas e das ruas em uma associaçao com as lan houser criando projetos

  8. Boa noite, estou iniciando um alan house. Gostaria de novas ideias no que poderia agrgar a lan house . Obrigado .

    • Prezado Afonso

      Aqui no blog já compartilhamos algumas dicas de como agregar valor a sua lan house: vendendo lanches saudáveis, sucos, ajudando nas pesquisas escolares através de parcerias com as escolas da região, fazendo cópias de documentos, ajudando no cadastro e depois na navegação dos cursos on line, de preferência criando “turmas” dentro os frequentadores da lan house. Por exemplo o Sebrae tem vários cursos on line, que são gratuitos (http://educacao.sebrae.com.br) que você pode fazer e depois indicar para os empresários da região.

      No http://www.raiobrasil.ning.com você vai encontrar diversas dicas e iniciativas tanto do Sebrae como de outros donos de lan para ir aprimorando os serviços na sua. Passe por lá.

      Sucesso
      Blog da Lan House

  9. boa noite nao sei ate onde podemos prosseguir com as famosas lan, estou neste meio a 4 anos. Ja vi varias afundarem e varias outras surgirem, todas com os miseros valores de 1,50 a hora ou inferiores.
    Estou no momento de venda deste meio ja me saturei dele, e nao tem mais o deslumbre de retorno como a 2 anos atraz., ou devo eu estar fazendo algo de errado pois o movimento se furtou daqui.

    • Prezado Joelson

      Realmente achar que só com a venda da hora para acesso à internet uma lan house sobreviverá é muito pouco. Fica inviável com o tempo. Se faz necessário um reposicionamento do negócio no mercado como um local de estudos à distância, parceria com escolas para apoiar a pesquisa dos estudantes, parcerias com o Governo para acesso aos serviços da Prefeitura por exemplo,etc.

      Para conhecer como outros donos de lan house estão reinventando o seu negócio e ganhando dinheiro cadastre a sua lan house no http://raiobrasil.ning.com/ e aproveite para já colocar a sua lan no mapa.

      Sucesso
      Blog Lan House do Futuro

  10. Saudações,
    Concordo com a matéria e acrescento o grande papel social que as Lan Houses vêm desenvolvendo em nossa sociedade, ofertando acesso para todos. Por isso, venho aqui para apresentar o novo Projeto Be-a-Byte – Inclusão Total. Conscientes da importância das Lan Houses estamos firmando parceria com Lan Houses para efetivar a inclusão digital nas comunidades. O Projeto visa o repasse de conteúdo de informática gratuitamente, ou seja, para qualquer pessoa em qualquer ponto de acesso. Iniciaremos nossas aulas no dia 01/08/2010 e vamos dispor para nossos alunos em nosso site as Lan Houses parceiras para que nossos alunos possam acessar nosso site por elas. Caso desejem firmar parceria: contato@beabyte.com.br
    Paz e Luz,
    Ana Letycia

  11. Tenho uma Lan House a 8 anos, já passamos por todas as previsões de mercado do Sebrae, agora sobreviver mesmo é sem legislação pertinente a este segmento de mercado, levar os investimentos no recurso próprio´no início é blz…mas com o tempo fica complicado…

  12. Aqui em Aracaju as lan-house vai de mal a pior so conversa não existe nem um projeto que tenha saido do papel. o preço e misero valor 1,00 acho que deveria haver um plano de ativação e desenvolvimento atraves da prefeitura favorecendo as classes mais pobres para que as que ainda resistem deixem de ser clandestinas qualificando atraves de cursos para que possam crescer desenvolver, abrindo mais projetos, e favorecendo mais prestação de serviços online.

  13. Se tivesse uma fiscalização nas lans clandestinas as coisa seria bem melhor,e as lans poderia investir melhor nas suas lan houses.

  14. SOS – Desde janeiro tento terminar o desafio SEBRAE. Essa é a 2ª vez que peço socorre e ninguém se sensibiliza. Pq?
    fiodajoana@gmail.com

    • Prezado Francisco

      Todas as orientações são passadas no próprio Raio (www.raiobrasil.com) através do chat, da postagem no blog ou nos chats coletivos que acontecem todas as sextas-feiras das 15h às 16h quanto toda a equipe do Raio está presente. Contamos com a sua presença na próxima sexta.

      Sucesso
      Blog Lan House do Futuro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: